Uveítes

 

Uveíte consiste em qualquer tipo de inflamação intraocular. O processo inflamatório, e o próprio tratamento, podem induzir alterações oculares que necessitam correção cirúrgica. Corresponde a todos os tipos de inflamação intraocular, sendo as doenças inflamatórias, infecções, trauma e doenças autoimunes as principais causas. São doenças graves, com alto risco de sequelas oculares e perda visual.

 

Os principais sintomas das uveítes são diminuição da visão, dor e vermelhidão ocular, sensibilidade à luz (fotofobia) e a percepção de pontos escuros flutuantes,  e devem ser sempre avaliados por médico oftalmologista especializado.

 

O diagnóstico precoce e o tratamento correto são as melhores formas de evitar o comprometimento visual, e em muitos casos auxilia na detecção de doenças potencialmente graves para o restante do corpo como doenças reumatológicas, autoimunes e infecciosas. A formação de catarata com adesões às estruturas intraoculares, membranas no segmento anterior e posterior do olho, glaucoma e cicatrizes são algumas das sequelas das uveítes que podem causar baixa de visão. Dependendo do local da inflamação dentro do olho a uveíte pode ser classificada como uveíte anterior, uveíte intermediária, uveíte posterior ou pan-uveíte (olho inteiro).

 

O tratamento varia de acordo com o tipo de uveíte, podendo ser realizado com colírios, medicamentos via oral, endovenosos, imunossupressores e/ou procedimentos cirúrgicos.

 

A correção cirúrgica das sequelas relacionadas às uveítes é um procedimento delicado que deve ser muito bem planejado e executado, podendo restaurar a integridade dos tecidos oculares e devolver a capacidade visual em muitos casos. Em alguns tipos de uveíte há indicação de aplicações e injeções perioculares ou intraoculares com alta taxa de sucesso no controle do processo inflamatório. A avaliação correta e técnica cirúrgica adequada para cada caso devem ser muito bem aplicadas para atingir o máximo sucesso no tratamento cirúrgico das uveítes.

Rua Vasco da Gama, 720 / 705

CEP: 90420-110 - Bairro: Bom Fim

Porto Alegre - RS - Brasil

Tel: (51) 3028.2930

       (51) 3012.9035

WhatsApp:

       (51) 9 9270.8373

E-mail: vistaoftalmologia@gmail.com

Horário de atendimento:

 

Segunda à Sexta 

08:00h às 13:00h

13:30h às 19:00h

  • Wix Facebook page

Marque aqui a sua consulta.