Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma das principais causas de uveíte (inflamação intraocular) no mundo. É uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e o contato inicial pode ocorrer durante a gestação, no período intrauterino, ou no decorrer da vida.
O protozoário é muito encontrado nas fezes de gatos contaminados, mas geralmente as pessoas contraem a infecção através da ingestão de água contaminada, alimentos mal lavados, transmissão congênita (durante a gravidez) ou exposição aos cistos do Toxoplasma gondii.
As lesões oculares podem se manifestar em qualquer momento após a infecção inicial, mesmo depois de muitos anos, e geralmente se caracterizam pela formação de lesões na retina, com alto risco de perda visual. A detecção precoce e o tratamento correto diminuem a formação de cicatrizes reduzindo o risco de perda visual, além de diminuir a chance de recidivas. Alguém que já teve toxoplasmose ocular pode sofrer reativações da doença com aumento das lesões e possíveis sequelas oculares.
Dor e vermelhidão ocular, diminuição da visão e visualização de pontos pretos flutuantes são alguns dos sintomas da toxoplasmose ocular, e devem ser sempre avaliados pelo médico oftalmologista.
O tratamento consiste no uso de colírios e medicamentos via oral, além do acompanhamento constante das lesões oculares.