Toxoplasmose

 

A toxoplasmose é uma das principais causas de uveíte (inflamação intraocular) no mundo. É uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e o contato inicial pode ocorrer durante a gestação, no período intrauterino, ou no decorrer da vida.

 

O protozoário é muito encontrado nas fezes de gatos contaminados, mas geralmente as pessoas contraem a infecção através da ingestão de água contaminada, alimentos mal lavados, transmissão congênita (durante a gravidez) ou exposição aos cistos do Toxoplasma gondii.

 

As lesões oculares podem se manifestar em qualquer momento após a infecção inicial, mesmo depois de muitos anos, e geralmente se caracterizam pela formação de lesões na retina, com alto risco de perda visual. A detecção precoce e o tratamento correto diminuem a formação de cicatrizes reduzindo o risco de perda visual, além de diminuir a chance de recidivas. Alguém que já teve toxoplasmose ocular pode sofrer reativações da doença com aumento das lesões e possíveis sequelas oculares.

 

Dor e vermelhidão ocular, diminuição da visão e visualização de pontos pretos flutuantes são alguns dos sintomas da toxoplasmose ocular, e devem ser sempre avaliados pelo médico oftalmologista.

 

O tratamento consiste no uso de colírios e medicamentos via oral, além do acompanhamento constante das lesões oculares.

Rua Vasco da Gama, 720 / 705

CEP: 90420-110 - Bairro: Bom Fim

Porto Alegre - RS - Brasil

Tel: (51) 3028.2930

       (51) 3012.9035

WhatsApp:

       (51) 9 9270.8373

E-mail: vistaoftalmologia@gmail.com

Horário de atendimento:

 

Segunda à Sexta 

08:00h às 13:00h

13:30h às 19:00h

  • Wix Facebook page

Marque aqui a sua consulta.